Prefeitura Municipal de Ouro Branco

Ouro Branco, 2 de setembro de 2014 Atendimento
Você sabia? Que as contas da Prefeitura podem ser vistas através do Outdoor de Prestação de Contas?
Buscar no site Buscar

Educação

Qualificação profissional

por Assessoria de Comunicação

28/01/2010 15:22

Formar mão de obra qualificada e inserir os jovens da cidade no mercado de trabalho; esse é o objetivo da Prefeitura de Ouro Branco cuja parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) mantém na cidade cursos de formação profissional. Os cursos de mecânica e eletricista de manutenção são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e atualmente beneficiam centenas de alunos por ano. São jovens e trabalhadores que buscam capacitação para o mercado de trabalho na região. "A nossa proposta é formar mão de obra da cidade de acordo com as necessidades das empresas da região. Assim, os moradores não precisam sair daqui em busca de cursos e emprego. O SENAI significa qualificação de qualidade e com disciplinas alinhadas às necessidades de quem contrata o trabalhador", ressalta a Secretária de Desenvolvimento, Théa Beatriz.

De acordo com o SENAI 95% dos alunos ingressam no mercado de trabalho

De acordo com o SENAI 95% dos alunos ingressam no mercado de trabalho

A Administração Municipal tem conseguido importantes avanços para a juventude de Ouro Branco viabilizando oportunidades de formação técnicas para que o jovem seja inserido no desenvolvimento econômico da região do Alto Paraopeba. São ações como a chegada do campus avançado do IFMG (antigo CEFET), a instalação de uma Universidade Pública, o Pré-Vestibular Municipal Gratuito, o Consórcio da Juventude e outras ações. "A Educação é a porta de entrada para o sucesso profissional de nossos jovens. É por isso que investimos tanto em qualificação", reafirma o Prefeito Pe Rogério.
SENAI_No convênio, a Prefeitura cede ao SENAI o uso do espaço por 15 anos

No convênio, a Prefeitura cede ao SENAI o uso do espaço por 15 anos

De acordo com o Gerente do Centro de Treinamento de Ouro Branco, Helder Geraldo Marques, uma média de 95% dos estudantes que formam no SENAI são contratados pelas empresas da Região. "Os cursos são uma maneira dos alunos entrarem no mercado e garantir uma vaga de emprego. A parceria com a Prefeitura permite o funcionamento da Unidade, com o objetivo de qualificar os jovens para trabalhar na região. Principalmente nesse momento de expansão e crescimento da oferta de vagas na região", comenta. Dimara de Paula Carvalho é aluna do curso de Mecânica e hoje divide os estudos entre o SENAI e a faculdade. Ela investe na qualificação para inserir no mercado de trabalho e garante que o curso deu uma boa base para o curso superior. "Escolhi o SENAI porque o curso é uma referência na área. E ele me deu uma base muito boa para a faculdade. Espero conseguir um emprego depois de formada", explica a aluna. A parceria entre Prefeitura e FIEMG foi firmada em 2007, através de um convênio de cooperação. O objetivo é dar aos moradores da cidade acesso á formação de qualidade e ainda ampliar a oferta de cursos de qualificação profissional. O convênio prevê a concessão do prédio e das instalações por 15 anos. Os cursos funcionam no bairro Luzia Augusta, ao lado da quadra esportiva. O SENAI tem como meta reestruturar o espaço. A obra prevê readequação das salas de aula e dos laboratórios para deixar a área física pronta para aumentar a oferta de cursos de qualificação. Atualmente o Centro de Treinamento do SENAI Ouro Branco beneficia 160 alunos da região em dois cursos, com duração de 18 meses. Na cidade são atendidos também alunos de Conselheiro Lafaiete e Congonhas. A capacidade do Centro é de atender até 1.200 pessoas por ano.

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    Portal F�cil
    Praça Sagrados Corações, 200 - Centro - Ouro Branco - CEP: 36420-000 - Tel: (31) 3749-6000
    Desenvolvido por Actcon.net