Prefeitura Municipal de Ouro Branco

Ouro Branco, 31 de outubro de 2014 Atendimento
Você sabia? O Tribunal de Contas do Estado de MG aprovou pela 4ª vez consecutiva as Contas da Prefeitura.
Buscar no site Buscar

Educação

Qualificação profissional

por Assessoria de Comunicação

28/01/2010 15:22

Formar mão de obra qualificada e inserir os jovens da cidade no mercado de trabalho; esse é o objetivo da Prefeitura de Ouro Branco cuja parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) mantém na cidade cursos de formação profissional. Os cursos de mecânica e eletricista de manutenção são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e atualmente beneficiam centenas de alunos por ano. São jovens e trabalhadores que buscam capacitação para o mercado de trabalho na região. "A nossa proposta é formar mão de obra da cidade de acordo com as necessidades das empresas da região. Assim, os moradores não precisam sair daqui em busca de cursos e emprego. O SENAI significa qualificação de qualidade e com disciplinas alinhadas às necessidades de quem contrata o trabalhador", ressalta a Secretária de Desenvolvimento, Théa Beatriz.

De acordo com o SENAI 95% dos alunos ingressam no mercado de trabalho

De acordo com o SENAI 95% dos alunos ingressam no mercado de trabalho

A Administração Municipal tem conseguido importantes avanços para a juventude de Ouro Branco viabilizando oportunidades de formação técnicas para que o jovem seja inserido no desenvolvimento econômico da região do Alto Paraopeba. São ações como a chegada do campus avançado do IFMG (antigo CEFET), a instalação de uma Universidade Pública, o Pré-Vestibular Municipal Gratuito, o Consórcio da Juventude e outras ações. "A Educação é a porta de entrada para o sucesso profissional de nossos jovens. É por isso que investimos tanto em qualificação", reafirma o Prefeito Pe Rogério.
SENAI_No convênio, a Prefeitura cede ao SENAI o uso do espaço por 15 anos

No convênio, a Prefeitura cede ao SENAI o uso do espaço por 15 anos

De acordo com o Gerente do Centro de Treinamento de Ouro Branco, Helder Geraldo Marques, uma média de 95% dos estudantes que formam no SENAI são contratados pelas empresas da Região. "Os cursos são uma maneira dos alunos entrarem no mercado e garantir uma vaga de emprego. A parceria com a Prefeitura permite o funcionamento da Unidade, com o objetivo de qualificar os jovens para trabalhar na região. Principalmente nesse momento de expansão e crescimento da oferta de vagas na região", comenta. Dimara de Paula Carvalho é aluna do curso de Mecânica e hoje divide os estudos entre o SENAI e a faculdade. Ela investe na qualificação para inserir no mercado de trabalho e garante que o curso deu uma boa base para o curso superior. "Escolhi o SENAI porque o curso é uma referência na área. E ele me deu uma base muito boa para a faculdade. Espero conseguir um emprego depois de formada", explica a aluna. A parceria entre Prefeitura e FIEMG foi firmada em 2007, através de um convênio de cooperação. O objetivo é dar aos moradores da cidade acesso á formação de qualidade e ainda ampliar a oferta de cursos de qualificação profissional. O convênio prevê a concessão do prédio e das instalações por 15 anos. Os cursos funcionam no bairro Luzia Augusta, ao lado da quadra esportiva. O SENAI tem como meta reestruturar o espaço. A obra prevê readequação das salas de aula e dos laboratórios para deixar a área física pronta para aumentar a oferta de cursos de qualificação. Atualmente o Centro de Treinamento do SENAI Ouro Branco beneficia 160 alunos da região em dois cursos, com duração de 18 meses. Na cidade são atendidos também alunos de Conselheiro Lafaiete e Congonhas. A capacidade do Centro é de atender até 1.200 pessoas por ano.

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    Portal F�cil
    Praça Sagrados Corações, 200 - Centro - Ouro Branco - CEP: 36420-000 - Tel: (31) 3749-6000
    Desenvolvido por Actcon.net