Ouro Branco comemora a conquista do Parque Estadual da Serra
e o Monumento Natural de Itatiaia Mais um grande passo para a cidade
Publicado em 29/09/2009 17:01 - Atualizado em 07/10/2009 09:30
Ouro Branco reuniu as autoridades e a população para celebrar mais uma importante conquista. A Serra do Ouro Branco foi decretada como Parque Estadual e Itatiaia ganhou um Monumento Natural Estadual. A comemoração, repleta de muito orgulho, aconteceu na última sexta-feira, 25, na Praça Santa Cruz, em frente a igreja Matriz de Santo Antônio.
O Deputado Federal Reginaldo Lopes e autoridades
O objetivo do evento foi consolidar e festejar com toda a população ourobranquense essa grande vitória. Para o deputado estadual presente ao evento, Pe João, a cidade de Ouro Branco tem ganhado espaço no cenário nacional com conquistas positivas. "Esse foi mais um grande feito para o município realizado na administração Pe Rogério e Valéria. Foi fundamental a serra ter sido decretada como parque estadual para a preservação do local. O maior passo foi dado, mas o trabalho está apenas começando. Temos que nomear o gerente, os membros do conselho e trabalhar cada vez mais", disse.
Segundo o prefeito, Pe Rogério, Ouro Branco está evoluindo de forma acelerada. "Apesar do momento ruim de crise financeira mundial, a nossa cidade está se destacando no país. Há cerca de um mês e meio, Ouro Branco foi referência em qualidade de vida e hoje, estamos aqui comemorando a criação do Parque Estadual da Serra e o Monumento Natural Estadual de Itatiaia. Parabéns a todos que se empenharam nesse importante projeto que deu certo. Em nome da população eu sou grato a todos vocês," agradece o prefeito.
A vice-prefeita da cidade, Valéria de Melo Nunes, ressaltou a importância dessa conquista para Ouro Branco, "Essa maravilha é o marco zero da Serra do Espinhaço e isso demonstra uma parcela do valor que ela possui. É riquíssima, com características únicas no mundo inteiro. Essa vitória foi primordial para preservação da nossa serra", afirma a vice.
O Voluntário João Paulo discursa para a população e autoridades
De acordo com João Paulo Coutinho, voluntário no processo e vice-presidente da Brigada de Combate a Incêndios de Ouro Branco, o resgate da Serra foi fundamental para a sua preservação. "A serra voltou a ser nossa por direito. As empresas que possuem propriedades lá dentro serão indenizadas e desapropriadas. Agora o Instituto Estadual de Florestas - IEF vai nomear um gerente e logo em seguida vamos criar o conselho que vai tomar conta do cartão postal da cidade", assegura o voluntário, aliviado.
Estiveram presentes no evento o Prefeito de Ouro Branco Pe Rogério, a vice-prefeita Valéria de Melo, o Deputado Estadual Pe João, o Deputado Federal Reginaldo Lopes, o Secretário de Saúde Hideraldo Belini, a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Théa Beatriz, o Secretário de Obras Flávio Geraldo Vieira, o Secretário de Assistência Social e Promoção Humana Odilon Alício Vieira, o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo Ildeu Ferreira, o vereador Edinho, a vereadora Cida Campos e a vereadora Celina Lana.
O Decreto de criação das Unidades de Conservação foi assinado pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, durante a abertura da Semana Florestal no 8º Fórum Lixo e Cidadania, na segunda-feira 21 de setembro, em Belo Horizonte.
por Assessoria de Comunicação