Prefeitura Municipal de Ouro Branco

Ouro Branco, 19 de agosto de 2017 Atendimento
Você sabia? Que o prefeito de Ouro Branco conversa com a população no Programa Ouro Branco cidadão?
Imprimir Email

Institucional

Indústria e Comércio

por Secretaria de Meio Ambiente

29/03/2011 03:25

INFORMACOES SOBRE OURO BRANCO

Ouro Branco localiza-se na Região Central de Minas, Microrregião do Alto Paraopeba, a 100 km ao sul de Belo Horizonte, tendo os municípios de Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Itaverava como vizinhos.

A cidade possui 35.268 hab., segundo o censo 2010 / IBGE. Mas, como a metodologia do órgão não considera estudantes e trabalhadores temporários, atualmente, a cidade conta com aproximadamente 42.000 hab.

Sede da Gerdau Açominas, maior siderúrgica do Grupo Gerdau e uma das maiores usinas siderúrgicas do país. Sua renda per capta, em 2008, era de mais de R$ 72 mil/hab., a 4ª maior do estado. O PIB, também, um dos maiores do estado, é baseado na Indústria de Transformação (62%), Comércio e Serviços (22%), Impostos (14%) e agronegócio (2%).

Ouro Branco, como cidade pólo industrial, projeta um crescimento significativo de suas fontes produtivas para os próximos anos, tanto comercial quanto industrial, em razão de investimentos, na ordem de milhões, anunciados pela iniciativa pública e privada, que ate 2015, prevê de geração de mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, devido ao aquecimento dos setores de siderurgia e mineração.

Ouro Branco é também pólo regional nos setores de educação, com um Campus da Universidade Federal de São João del Rei e do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais - além de diversos cursos profissionalizantes e na Saúde, com o maior e mais moderno Hospital da Região: FOB - Fundação Ouro Branco, que atende também aos moradores das cidades da Região dos Inconfidentes: Ouro Preto e Mariana.

O comércio e serviços vêm se diversificando constantemente, evidenciado um crescimento real de 80%, entre os anos de 2007 e 2009, que registrou um aumento de 707 para 1.300 unidades respectivamente, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A cidade possui cinco agências bancárias na área urbana e caixas automáticos em pontos de comércio e serviços. São elas: Banco do Brasil; Santander; Itaú; Caixa Econômica Federal; Bradesco.

A Indústria concentra a siderurgia em grande porte e em pequeno e médio portes os setores alimentício, caldeiraria, hidráulica e pneumática, tornearia, moveis, cosméticos, química, mecânica e usinagem dentre outras.

Localizada numa região constituída por cidades prósperas e históricas, sua posição geográfica permite, por meio de rodovias e ferrovias, o escoamento de sua produção econômica, além de fácil acesso às grandes capitais da região sudeste: Belo Horizonte (96 Km), Rio de Janeiro (360 Km), São Paulo (586 Km) e Vitória (500km).

Como principal eixo rodoviário, utiliza-se da BR-040, responsável pela ligação Rio de Janeiro - Belo Horizonte - Brasília, ou ainda pela Estrada Real, que interliga Ouro Branco a Conselheiro Lafaiete / Ouro Preto e Mariana, distante 100 minutos do Aeroporto Internacional de Confins e da EADI BETIM - Estação Aduaneira do Interior.

Em 2010 a cidade foi eleita pela FIRJAN - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, como a melhor cidade do estado para se viver e a 40º do país com um IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - de 0,874.

Projetada para uma população três vezes maior que a atual, Ouro Branco possui rede de energia e abastecimento de água completa, além de 98% de seu esgoto coletado e 93% tratamento de esgoto sanitário.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, através de sua Gerência de Indústria e Comércio desenvolve e empenha políticas que promovam a geração de emprego e renda, atração de marcas para o comércio, além de outras empresas em conformidade com as ações municipais de desenvolvimento econômico sustentável.

Senhores investidores, entrem em contato.

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Secretária: Paulo de Castro Vieira

Gerente de Indústria, Comércio e Turismo: André Luiz de Figueiredo Tinoco

Tel: (31) 3742-3866

 

Políticas Públicas de Desenvolvimento

OURO PARK EMPRESARIAL (LINK - www.ouropark.com.br)

ESTATUTO MUNICIPAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (ANEXO)

LISTA DE HOTEIS E POUSADAS

Clique aqui, para ver os números do Município de Ouro Branco segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página